TEREMOS ENORME
PRAZER EM ATENDER:

Os perigos do ar condicionado

Todo verão brasileiro é assim: locais abafados, altas temperaturas, sol forte. Para aliviar o intenso calor e driblar o desconforto, muitas pessoas recorrem aos aparelhos de ar condicionado, seja no carro, trabalho, em casa e até nos momentos de lazer, como em restaurantes, shopping e cinemas.

 

A verdade é que eles estão em todos os lugares e realmente refrescam e gelam os ambientes, mas também retiram toda a umidade. Aí é que mora o perigo do ar condicionado, pois a função fisiológica do nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar quando inspiramos, para que ele chegue de forma agradável ao pulmão.

Quando ficamos muito tempo expostos à ação do ar condicionado, nossas vias respiratórias podem ressecar e provocar uma dificuldade para respirar, além de tosse, garganta seca e sensível, irritação nos olhos e nariz. Sem os devidos cuidados e limpeza, os aparelhos de ar condicionado podem trazer complicações para saúde e piorar quadro de doenças respiratórias.

A nossa mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes responsáveis por impedir a entrada de fungos, vírus e bactérias. Quando a região fica ressecada e fria, os pelos ficam paralisados e a proteção reduz drasticamente, aumentando as chances de contrair infecções respiratórias como rinite, conjuntivite, gripe, asma, sinusite,
principalmente para pessoas que já tenham predisposições alérgicas.

Como prevenir os perigos causados pelo ar condicionado?

Algumas medidas podem ser adotadas para prevenir os problemas de saúde causados pelo aparelho:

  • Limpe o filtro e os dutos internos do ar condicionado, conforme as recomendações de cada fabricante para remover todas as impurezas acumuladas como fungos, ácaros, bactérias e outras sujeiras.
  • Troque o filtro uma vez por ano.
  • Tome bastante água para manter o corpo hidratado, 1 copo de hora em hora é o suficiente;
  • Umidifique as vias respiratórias e os olhos. Aplique soro fisiológico ou gel nasal. Nos olhos, use colírios que reduzem o ressecamento da região.
Mudanças Rio 2000

Minas Gerais: Teixeiras
Juiz de Fora - MG

Curitiba: Cidade Industrial
Curitiba - PR

Rio de Janeiro: Ramos
Rio de Janeiro - RJ

21 98588-5000
sac@mudancasrio2000.com.br

WhatsApp